Rádio Cachoeiro Digital
Hospital EvangélicoSicoobCofrilCapel PeçasFardim TintasMestre da ObraSelitaDois Irmãos VeículosGrupo Armando PneusBom Gosto BuffetShopping SulSupermercado Para TodosHospital EvangélicoSicoobCofrilCapel PeçasFardim TintasMestre da ObraSelitaDois Irmãos VeículosGrupo Armando PneusBom Gosto BuffetShopping SulSupermercado Para Todos
Governo do Estado do Espírito Santo - Você sonha, nós incentivamosGoverno do Estado - O Governo do Espírito Santo investe para transformar suas ideias em conquistasGoverno do Estado - Cursos, capacitação, crédito e apoio para começar seu próprio negócio
Oportunidades

Espírito Santo passa a permitir alistamento militar voluntário para mulheres

06/01/2026 às 09:34
Espírito Santo passa a permitir alistamento militar voluntário para mulheres

De acordo com o Ministério da Defesa, as candidatas que realizarem o alistamento em 2026 e forem selecionadas poderão ser incorporadas às Forças Armadas a partir de 2027, conforme o planejamento oficial do Serviço Militar Inicial Feminino.

Em todo o país, estão disponíveis 1.467 vagas destinadas às mulheres. Desse total, 1.010 são para o Exército Brasileiro, 300 para a Força Aérea Brasileira e 157 para a Marinha do Brasil. As oportunidades estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados, além do Distrito Federal. A expectativa do governo é ampliar gradualmente a oferta nos próximos anos.

O recrutamento ocorre em várias fases, incluindo o alistamento, a seleção geral e complementar, a designação e a incorporação. As candidatas passam por entrevistas, avaliação médica com exames clínicos e laboratoriais, além de testes de aptidão física.

As mulheres selecionadas poderão atuar como marinheiros-recrutas na Marinha, soldados no Exército ou soldados de segunda classe na Aeronáutica. Após o período inicial de instrução, que abrange temas como disciplina militar, símbolos nacionais e noções básicas de armamento, as incorporadas desempenharão funções de apoio, conforme a necessidade das unidades militares.

O serviço militar inicial tem duração obrigatória de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até oito anos, desde que haja vagas disponíveis, interesse da militar e aprovação da respectiva Força. Assim como ocorre com os homens, não há estabilidade automática. Quem desejar seguir carreira militar deverá participar de processos seletivos específicos.

O alistamento militar de 2026 teve início no dia 1º de janeiro e segue até 30 de junho. As inscrições podem ser feitas de forma online ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar.

Diferentemente do alistamento masculino, o feminino é facultativo. Criado em 2024, o programa registrou mais de 33 mil mulheres inscritas em 2025. Podem participar aquelas que completam 18 anos ao longo de 2026.